A Incubadora

A Incubadora Empresarial do Centro de Biotecnologia apóia empresas nas áreas de saúde, agroindústria e meio ambiente. Além disso, promove atividades de ensino e treinamento de recursos humanos altamente qualificados na sua área de atuação.

Inovação na IECBiot é:

“Consolidação de ideias luminosas em biotecnologia”

Visando cumprir sua missão de “Propiciar e apoiar o desenvolvimento de empreendimentos na área de biotecnologia no Rio Grande do Sul”, a IECBiot oferece um ambiente apropriado para desenvolvimento.

Documentação Oficial:

  • Regulamento Interno
  • Modelo de Contrato de Incubação
  • Plano de Negócios
  • Tabela de valores e serviços

  • Áreas de atuação

    Agronegócio

    Bioinformática

    Energia

    Indústria de Alimentos

    Indústria Química

    Meio Ambiente

    Saúde Animal

    Saúde Humana

    Serviços


    Suporte para elaboração do Plano de Negócios;
    Orientação para busca de financiamentos;
    Orientação no gerenciamento de projetos de PDI;
    Consultoria em Gestão Empresarial;
    Assessoria na busca de novas tecnologias;
    Incentivo na interação com fontes externas de capacitação e conhecimento;
    Serviços administrativos: secretaria, recepção, internet, limpeza;
    Acesso aos laboratórios de serviços biotecnológicos (Labtech):
    Lafer: Lab. de fermentação com duas unidades de produção industriais.
    BioCel: Lab. de Biologia Celular.
    BioMol: Lab. de Biologia Molecular.

    Infraestrutura

    A IECBiot está instalada em 500m² de área, destinada para abrigar etapas da pesquisa, desenvolvimento e inovação de até 08 empresas incubadas simultaneamente, oferecendo módulos entre 25m² e 100m², conforme a necessidade de cada uma. Para uso compartilhado mediante agendamento a IECBiot possibilita o uso de sala de reuniões para até 20 pessoas e um anfiteatro para 100 pessoas.

    Como Participar

    Os empreendedores interessados apresentam seus Planos de Negócios em resposta ao edital de Seleção. Não é necessário que a empresa já esteja constituída. Os Planos de Negócios são avaliados quanto a sua viabilidade técnica, econômica e de mercado, se aprovado no processo seletivo ingressa na IECBiot na modalidade de Pré-incubação.

    Ideia

    Edital

    Pré-incubação

    Incubação

    Graduação

    Idéia

    Não deixe sua ideia no papel!


    Os novos empreendimentos iniciam pela concepção de ideias inovadoras, IECBiot acompanha os empreendedores desde esta fase oferecendo cursos, palestras, oficinas preparando os futuros empreendedores. Atua na sensibilização do público e prospecção de ideias. Se você tem uma ideia inovadora, venha participar do nosso Banco de Ideias!

    Edital

    2 oportunidades por ano


    A IECBiot abre editais periodicamente e os proponentes devem mostrar o potencial do empreendimento através do plano de negócios.

    No Edital os proponentes participam através do cadastro online no sistema da incubadora e enviar seus planos de negócios conforme as orientações do sistema. Após a avaliação e seleção serão realizadas entrevistas com os proponentes. A empresa então ingressa na pré-incubação. Verifique as datas dos próximos editais na página dos editais.

    Pré-incubação

    Período de 3 a 6 meses


    O Plano de Negócios aprovado no processo seletivo ingressa na IECBiot na modalidade de Pré-incubação. O período de Pré-incubação destina-se a aprimorar o Plano de Negócios, elaborando o planejamento detalhado da empresa com apoio da Incubadora e também para constituir a empresa. Ao final de um período de seis meses de pré-incubação o Plano de Negócios é avaliado quanto a sua viabilidade técnica, econômica e de mercado e ingressa no estágio de Incubação de Empresa ou é desincubado caso não apresente viabilidade.

    Incubação

    Período de 3 anos prorrogável por mais 3 anos


    Durante esta fase a empresa aplica o planejamento nas dimensões do empreendedor, tecnologia, mercado, gestão e capital.

    Graduação

    Preparadas para o mercado!


    Na graduação a empresa deixa a incubadora instalando-se em área própria. Entretanto, o contato com a incubadora não termina aí, a IECBiot continua acompanhado as empresas graduadas.

    Participe!

    Ideias inovadoras?


    Você tem um perfil empreendedor? Você tem idéias inovadoras que gostaria de compartilhar o colocar em prática? Venha nos conhecer! Estamos sempre dispostos e abertos para uma conversa pessoal, pelo email ou telefone. Não deixe de participar do nosso Banco de Ideias!

    Rumo à certificação CERNE-1

    Desde o primeiro semestre de 2014 a IECBiot vem trabalhando para certificar-se nas novas normas do CERNE (Anprotec), garantindo maior qualidade e grau de sucesso nos projetos de incubação. Leia mais sobre o modelo CERNE na página oficial do modelo.

    Galeria